Como aprender melhor e mais eficientemente uma linguagem de programação

Muitos são os e-mails que me me enviados perguntando sobre dicas, macetes ou como aprender programação ou qual o caminho das pedras para consegui-lo. Na verdade esse processo dura muitos anos, ou melhor dizendo, nunca acaba. Digo isso pelo fato de que sempre terá que pesquisar por aquilo que não conhece, seja pelo conteúdo do domínio da aplicação ou por algum detalhe da própria linguagem que deve ser pesquisada. Ou ainda, na tentativa de descobrir se alguém já teve que fazer a mesma coisa antes de você.

Este mês resolvi aprender PHP e um novo framework que utilizarei no meu trabalho, por esse motivo voltei a sentir algumas coisas que sentia quando comecei a programar Java e que muitos de vocês que seguem esse blog e meu canal no youtube também por algumas vezes estão sentindo ou sentirão.

Falarei aqui algumas coisas que me ajudaram e outras que aprendi depois de um tempo nessa jornada, muitas delas, aprendidas com outros colegas ou amigos que tinham o mesmo propósito. Não aqui tenho por objetivo ser o dono da verdade, muito longe disso, são apenas experiências que passei e aprendi e que podem ser úteis à quem está querendo aprender alguma linguagem de programação.

Disciplina

Disciplina é essencial em tudo que você se compromete a fazer, seja para economizar uma quantia por mês para comprar algo que se queira no final do ano ou para estudar ou aprender alguma coisa. Uso essa analogia com economizar porque você deve encarar seus estudos como um investimento, uma forma de conseguir o que precisa com seu esforço e colher a recompensa no futuro. Por muitas vezes também senti desanimo, sentimento de que as coisas não estavam dando certo, ou que talvez não valeria apena tanto esforço, mas não. Pense no seu objetivo maior e que se alguém já conseguiu você também pode fazer, exatamente porque somos todos iguais, possuímos a mesma capacidade e com um pouco menos ou mais de esforço que os demais podemos ter resultados iguais.

Separe um tempo por semana ou por dia e dedique ao que decidiu fazer, esse “ritual” diário ou semanal lhe ajudará ver seus resultados mais facilmente, olhando o que fez ontem e tentando melhorar hoje. Se você não tem tempo procure rever suas prioridades, com certeza se estivesse com alguma doença e tivesse que fazer um tratamento médico acharia um tempo na sua agenda para tratar da sua saúde. Substituindo o drama anterior, aquela saidinha pra ir no shopping ou aquela olhada no facebook pode esperar um pouco. Lembre-se que seu tempo é valioso, é uma das únicas coisas que não se pode comprar, por isso aproveite-o.

Bons materiais de pesquisa e referência

Ninguém nasce sabendo, todos nós precisamos de material de estudo ou que alguém nos ensine algo que não conhecemos. Essa é uma dos pontos mais importantes do aprendizado de uma linguagem. Sem bons materiais ou referencias, o processo de aprendizado torna-se massante ou sem resultados, tornando-se depois de algum tempo algo penoso e desgastante desanimando aquele que se propôs a aprender. Portanto pesquise antes de adquirir um livro ou material para seu aprendizado, muitas pessoas já leram ou compraram a mesma coisa e lhe ajudaram a decidir pelo conteúdo que melhor se encaixa naquilo que você procura.

Procure sempre um bom livro de referencia e um livro bom de pratica, no caso de Java aconselho Java: Como programar de Harvey M. Deitel e Use a cabeça Java de Kathy Sierra respectivamente. Os dois são ótimos livros nos dois assuntos e o que você não encontrar em um certamente encontrará no outro. Outra dica e assinar uma revista especializada no assunto ou linguagem, no caso de Java indico também a ótima revista Java Magazine, nela você encontrará artigos sobre os mais diversos assuntos relacionados a programação Java totalmente atualizados e com o que há de mais novo nessa tecnologia.

Cadastro em foruns de programação

O mesmo que disse anteriormente sobre livros e revistas se aplica a fóruns. Os fóruns foram feitos para trocar informações e sanar dúvidas sobre um determinado assunto ou propósito, são uma ótima maneira de aprender e ensinar algo. Nele você escreve suas dúvidas e espera que alguém se comprometa a respondê-las , tornando o processo muitas vezes mais rápido do que se você fosse procurar em um livro ou mesmo na internet. Isso se da pelo simples fato que certamente alguém já teve o mesmo problema que você ou já pesquisou o que você está pesquisando, e não demorará para que um membro altruísta do forun se proponha a ajudá-lo. Com o tempo vai descobrir que está aprendendo cada vez mais e também poderá dispor de seu tempo para ajudar alguém que teve a mesma dúvida que você. Nessa troca de ideias perceberá que pode aprender muito mais ajudando outras pessoas que buscam o mesmo objetivo que você.

Foco em um objetivo ou projeto

Para ajudar na sua motivação o melhor caminho é ter um objetivo definido, isso ajuda a melhor definir suas metas para conseguir concretizá-las. Pense em algo que deseja implementar, algo que ainda não exista, ou por exemplo um sistema que já exista mas que não tem aquela funcionalidade que gostaria que tivesse. Se não estiver nada em mente, olha ao seu redor, sempre tem um amigo ou parente que precisa de um “sisteminha” ou algo do tipo para automatizar alguma tarefa, é a chance que você esperava para poder definir seus objetivos e começar a aprender.

Sempre que pensar em desistir ou desanimar pense nos resultados que pode obter com seu trabalho, mesmo não sendo financeiro isso poderá lhe ajudar no futuro à encorpar seu portfólio e conseguir talvez aquela oportunidade trabalho que gostaria.

Mão na massa

Com foco definido e seu material de apoio a vista, é hora de colocar a mão na massa, nada melhor para aprender alguma coisa do que tentando fazê-la. A medida que for tentando descobrirá novas e melhores formas de faze-lo, isso é muito importante e lhe ajudará também no seu processo de pesquisa, sabendo das formas erradas certamente não será difícil encontrar a forma correta, pois já passou pelos erros anteriormente.

Outra vantagem é que a medida que for construindo seu projeto e vendo que ele vai tomando corpo e vida, se sentirá mais motivado a continuará trabalhando nele, implementando novas funções ou melhorando as que já existirem. Lembre-se que em programação existem várias formas de se fazer as mesma coisa, nem sempre a que escolhemos é melhor ou mais correta.

Pesquisa, pesquisa e pesquisa

Quem entra ou já está nesse mundo de programação sabe que o google e outras fontes de pesquisa serão seus companheiros de sempre. O nosso ramo é um setor que sempre está e estará em mudanças e melhorias e é sempre importante pesquisar novas formas de como fazer.

Acesse meu canal no youtube onde mostro em vídeo a programação JAVA

http://www.youtube.com/kurtphpr

Twitter: @ronaldocaldas

Abraço a todos e obrigado por prestigiarem o blog.

Anúncios

Sobre kurtphpr
Ronaldo Caldas : Formado em Ciência da Computação - UNICENTRO-PR

23 Responses to Como aprender melhor e mais eficientemente uma linguagem de programação

  1. Homero says:

    Até hoje foi o melhor post que já li sobre motivação (sem falsidades). Claro e objetivo.

  2. Menezes Joaquim says:

    Eu tambem quero entrar neste mundo!..E gostei muito das dicas!! valeu

  3. Luan says:

    Parabéns Ronaldo,
    Gostei das dicas. Vou dedicar agora
    Abração

  4. Pingback: Como aprender melhor e mais eficientemente uma linguagem de programação | Blog do mardemes

  5. Adilio Costa says:

    Olá Ronaldo,primeiramente parabéns pelo artigo, bem descritivo. Suas dicas são excelentes pra quem está iniciando e também pra quem já está há um tempinho como eu.Valeu abraço.

  6. Tanimoto says:

    Parabens pelo artigo muito bom.

  7. Parabéns pelo post 😀
    Excelente guia pra quem busca um caminho pra iniciar na programação (eu).
    Abraço e fico aguardando novos posts e video tutoriais.

  8. Excelente artigo! Só tem um lugar onde o sucesso vem antes do trabalho.. “Dicionário”… Então galera mãos a obra!

    É sempre bom se sentir motivado, obrigado!

  9. seu texto me deu bastante incentivo, valeu cara

  10. lurk says:

    Boa noite, fiquei curioso em qual framework php você está estudando.

  11. Thales Ricardo Menezes says:

    Valeu pela dica. Suas vídeo aulas são muito boas, continue assim.

  12. Thales Ricardo Menezes says:

    Olá Ronal sou graduado em Análise e desenvolvimento de sistemas, estou em dúvida se faço um curso de Java desktop ou se faço pós graduação. O que acha?

    • kurtphpr says:

      Ola Thales boa noite, isso vai depender de que tipo de curso desktop e pos vai fazer, isso é muito relativo. Um conselho seria procurar por um curso ou pos com J2EE (Java web), é o que está sendo mais requisitado nas empresas, principalmente JSF.
      Abraço

  13. Lafaiet Castro says:

    Como sempre, excelente artigo. Parabéns Ronaldo! Só como curiosidade: o que anda fazendo profissionalmente atualmente?

  14. Andre Brito says:

    Uma das coisas que mais acho ridícula é aqueles livros: “Aprenda Java em 7 dias”, “Aprenda C++ em 21 dias”.

    Além do que você falou, acho que devemos complementar tudo o que diz aqui: http://norvig.com/21-days.html

    Abraço.

Deixe seu comentário, opinião , critica ou dúvida aqui :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: